RELEMBRANDO - "MATILDA 1996"


MUITA MAGIA!
POR: Llama Fabiola

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, Matilda é um filme para toda família, dos mais novos aos mais velhos.
   O longa traz a história de uma garotinha bastante inteligente interpretada por Mara Wilson, que sofre por ser completamente diferente de sua família, com pais desonestos e fúteis. Apesar da pouca idade, Matilda não concorda com os valores estabelecidos em sua casa descobrindo através da fúria seus poderes psíquicos. Apenas com os olhos, ela consegue mover qualquer coisa.
   Seus pais, a matriculam na pior escola da região, onde é aterrorizada pela diretora Sra. Trunchbull e em contraponto, muito querida pela professora Jennifer, de quem se torna melhor amiga.
   Matilda teve sua grande estreia em 1996 nos Estados Unidos e no Brasil em 1997 sendo baseado no livro de mesmo nome.
   O filme teve a direção de Danny DeVito, que interpreta o pai de Matilda na trama. Danny na época era casado com Rhea Perlman, que interpreta a mãe de Matilda.
   Danny DeVito aprendeu muito com Tim Burton durante as filmagens de Batman: O Retorno e ficou encantado pela atmosfera bizarra do filme cheia de distorções óticas. Esse fascínio levou o diretor a chamar o mesmo diretor de fotografia de Batman para trabalhar em Matilda conquistando os efeitos bizarros e caricatos que tanto desejava.
Na época do filme, não tínhamos a digitalização que temos nos dias de hoje, então tiveram que recorrer às famosas gambiarras para representar os poderes de Matilda, como fios de pesca para “levitar” as coisas e muito trabalho de iluminação, para parecer real.

Mara Wilson recebeu um pedido de Danny DeVitto: desenhar a boneca que seria sua melhor amiga na trama. A atriz mirim cumpriu sua missão e a equipe mandou produzir sua companheira de acordo com o desenho de Mara.

A Garotinha morria de medo de 
verdade do “sufoco” (o quartinho de pregos que a Sra. Trunchbull prendia as crianças como castigo). A atriz ficou perturbada depois de uma brincadeira de Dann. Após fimarem a cena de Matilda no sufoco, Danny falou que era hora do almoço, fingindo esquecer a menina dentro do quartinho.

A Sra. Trunchbull foi inspirada em uma diretora real da escola de Lucy, filha do escritor de Matilda, Roald Dahl. Que punia as crianças de forma amedrontadora assim como a personagem.

            Pam Ferris, a atriz que interpreta a Sra. Trunchbull, para se transformar na detestável diretora, era submetida a um intenso processo de maquiagem todos os dias. Para criar veias estouradas pelo seu rosto, amarelar os dentes, pintar de preto os pelos do buço (para conferir um bigode falso) e até colar gelatina nas pálpebras para dar um aspecto de falta de sono.
Recentemente vimos vídeos onde Pam Ferris e alguns dos atores do filme, recriaram cenas clássicas, como a doce Amanda sendo arremessada pelos cabelos:


E Bruce, sendo obrigado a comer quilos de bolo de chocolate: 

                                      
 

Ah, e você sabia que o longa quase foi impedido de ser produzido? Isso mesmo! O Instituto Dahl, detentor dos direitos das obras de Roald Dahl, não estava seguro em permitir a adaptação do livro por conta do rendimento abaixo do esperado de A Fantástica Fábrica de Chocolate em 1971. Então para tentar convencer a viúva do escritor, a roteirista do filme, decidiu adaptar a história totalmente de graça e seguir adiante com a produção somente com a autorização da mulher.
Imagina se desse errado? Não quero nem pensar! 
A Lhama AMA esse clássico!

Comments

Popular Posts