RELEMBRANDO - "OS BATUTINHAS"

DANADINHOS!
POR: Llama Gigi Pimenta

Se você cresceu nos anos 90, certamente já ouviu falar do filme “OS BATUTINHAS”.Vem conhecer um pouco mais da história desse filme que encantou uma geração.
O percurso dos Batutinhas começa em 1921 quando Hal Roach roteirizou e produziu uma série de curta-metragens mudos que no início foi chamada de “Hal Roach’s Rascals” e que contava a estória de “crianças sendo crianças”. Posteriormente, em 1932 ela foi renomeada; “Our gang” e ganhou cada vez mais repercussão ao ser exibida em vários teatros de Hollywood.

Em meados dos anos 50 a série ganhou episódios para a televisão já com o nome de The Little Rascals, ou no Brasil,“Os Batutinhas” para diferenciar a versão muda da sonora e destacou-se cada vez mais na mídia.

Em 1979  The Litte Rascals  ganhou uma animação produzida pela King World com direito a um episódio especial de Natal. Já em 1982 a Hanna-Barbera lançou o desenho animado dos Batutinhas que foi transmitido pela ABC até 1984.


O interesse em recontar as peripécias dos pequenos voltaria 10 anos mais tarde. Em 1994 o roteiro foi atualizado por Mike Scott e Penelope Spheeries (também diretora do longa.)
A temática do filme não poderia ser mais atual: lidar com as diferenças. Os meninos que fazem parte do clube dos homens que detestam as mulheres não podem se apaixonar ou terem qualquer contato com as meninas e, como não poderia ser diferente, um dos membros descumpre este “mandamento”. Alfalfa se apaixona por Darla e, a partir daí, são muitas confusões para impedir o romance. Gargalhadas e diversão na dose certa!


Houve também uma nova tentativa de recontar a estória em 2014 : Os Batutinhas uma nova aventura (The Little Rascals Save the Day) que foi lançado pela Universal diretamente para DVD e não alcançou o grande público da mesma forma que seu antecessor.
Diante de tantas versões podemos considerar que o sucesso desta aventura é inegável, está presente há várias gerações e tornou-se um clássico instantâneo desde os primórdios de seu lançamento no cinema mudo até as versões mais atuais.

O destaque desta matéria fica para o aclamado filme de 1994 que é recheado de participações especiais: Whoopi Goldberg (Mudança de Hábito), Lea Thompson (De volta para o Futuro), Daryl Hannah (Kill Bill), Reba Mc Entire (Cantora Country), as gêmeas Olsen Mary-Kate e Ashley (Três é demais), Raven Symoné (As visões da Raven) e pasmem: Donald Trump! (OMG- dispensa apresentações).


O longa marcou uma geração que atualmente padece de um saudosismo incurável. A leveza e inocência do filme mesclada com várias temáticas sérias e contemporâneas como o respeito pelo próximo, a essência da verdadeira amizade, o entendimento das diferenças sociais, a importância do perdão, a realização de boas ações, a definição do amor e a valorização da mulher são o que a elevam ao status de atemporal.  E como todo bom clássico não poderia deixar de encerrar com uma mensagem que ecoa por muitos anos. Como diria nosso amigo Batatinha: “bem, as coisas às vezes tem que mudar”.

Para relembrarem do filme o elenco original reuniu-se em 2014 para comemorar os 20 anos de sucesso e fizeram um ensaio comemorativo assinado por Bradford Rogne e produzido por Brian Pocrass. As fotos trouxeram várias cenas icônicas do filme e como não poderia faltar, eles refizeram o pôster do filme!!! Como não amar tamanha fofura? 
E você, também é um eterno Batutinha?

Comments

Popular Posts