10 MAIS MARCANTES - CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia da consciência negra, trazemos para vocês alguns dos papéis mais marcantes do cinema e da tv, alguns concorrentes do Oscar, outros vencedores, mas todos grandes trabalhos dignos de premiações! 


1. Whoopi Goldberg em Mudança de Hábito, um clássico dos anos 90. A atriz interpreta uma cantora que bota pra ferver o coral da igreja. Do Cabaré para o Convento, é um filme estadunidense de 1992, uma comédia musical de Emile Ardolino.


2. Jennifer Hudson em Dreamgirls: Em busca de um sonho. Um musical que levou a atriz ao Oscar, vencendo como melhor atriz coadjuvante em 2007. Dreamgirls é um musical ambientado nas décadas de 60 e 70. O filme mostra a evolução do R&B durante as épocas 


3. Lupita Nyong’o, em 12 anos de escravidão, que também levou a estatueta do Oscar de melhor atriz coadjuvante. Foi a primeira atriz queniana a ganhar o prêmio da Academia. 

4. Viola Davis em Histórias Cruzadas. Um filme emocionante e um papel de arrancar lágrimas a qualquer um. O filme é um retrato sobre uma mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis em 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos.

5. Will Smith em A Procura da Felicidade chamou atenção do publico mundial por contar a história de um pai que faz tudo para sobreviver junto ao seu filho. O grande marketing da produção foi ter colocado Will para dividir a telona com o filho Jaden.


6. O filme Pantera Negra como um todo tornou-se referência para a humanidade ao trazer à tona questões importantes sobre 
racismo, representatividade e cidadania.


7. A comédia Todo Mundo Odeia o Chris narra a vida do ator Chris Rock nos anos 80 no Brooklyn. As desventuras de Chris, Drew, Tonya, Rochelle e Julius trás diversão do começo ao fim. A série foi vencedora do Globo de Ouro (2006) e do Emmy Awards (2009) 



8 . Princesa Tiana, de A Princesa e o Sapo. A primeira princesa negra a receber o selo Clássico da Disney. 
Trabalhadora e ambiciosa, Tiana sonha em abrir o melhor restaurante de Nova Orleans. Seu sonho faz um ligeiro desvio quando conhece o Príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo Dr. Facilier. Esperando quebrar o feitiço, Naveen dá um beijo na pobre Tiana que acaba por virar um sapo também. O casal parte em uma aventura para buscar ajuda de uma poderosa sacerdotisa
.
9. Xica da Silva foi uma escrava alforriada que viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais. Teve sua história contada pela Rede Manchete em 1996 com a telenovela “Xica da Silva”,foi interpretada pela atriz Tais Araújo, foi a primeira atriz negra a ser protagonista em uma novela na história da tv brasileira. 

10. O Pagador de Promessas conta a história de Zé do Burro e sua esposa, que vivem no Nordeste. Durante a trama, Zé se encontra num terreiro de candomblé onde faz promessa para salvar seu burro, atingido por um raio. Depois de seu animal se recuperar, Zé começa a cumprir sua promessa e doa metade de seu sítio, e foi rumo à Salvador carregando nas costas uma cruz imensa de madeira. Mas sua jornada se torna mais angustiante ao encontrar padre Olavo que nega sua entrada à igreja, por Zé ter feito sua promessa em um terreiro de candomblé. O filme destaca a questão das religiões afro em uma sociedade preconceituosa.














Comments

Popular Posts