AH! O NATAL...

   O Natal 
Você sabe como tudo começou? Não? Então venha conhecer de onde vieram nossas tradições natalinas.

O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em varias datas diferentes pois não se sabia ao certo a data do nascimento do menino Jesus. Então depois do século IV que o dia 25 de dezembro foi estabelecido como a data oficial da comemoração. As comemorações na antiguidade duravam 12 dias, que foi o tempo que os três reis magos levaram para chegar até o menino Jesus, por isso é cultural montarmos as árvores no começo de dezembro e desmontarmos no dia de reis. O Natal é uma data de grande importância para o ocidente, pois marca o ano 1 da nossa história. 

Papai Noel 
Na Turquia, existiu um bispo que nasceu em 280 d.C chamado Nicolau, que era um homem de bom coração que ajudava os pobres, deixando saquinhos de moedas próximas as chaminés das casas. Estudiosos afirmam que a figura do Papai Noel foi inspirada do bispo. 
Até o final do século XIX o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno marrom ou verde. Então, em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho, o famoso vermelho, braço e cinto preto que é representado até os dias de hoje. Em outros países, Noel possui nomes diferentes, na Alemanha (Weihnachtsmann, O “Homem do Natal”), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, “Homem do Natal”), Portugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).
Árvore de Natal 
Acredita-se que a tradição começou em 1530 na Alemanha com Lutero, e tudo começou com uma caminhada pela floresta ele (Lutero) ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve sob um céu estrelado, então teve a ideia de recriar a vista em sua casa com galhos de árvore. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil as árvores além de decorar, simbolizam alegria, esperança e paz. 


Presépio 
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223, todo em argila. Sua ideia era explicar as pessoas como foi o nascimento de Jesus.  No século XVIII, a tradição de montar o presépio se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Comments

Popular Posts