RELEMBRANDO: ESQUECERAM DE MIM



Onde está o Kevin?
Por: Llama Marcos


Um dos maiores clássicos da TV, especialmente por ter sido transmitido inúmeras vezes na Sessão da Tarde, Esqueceram de Mim, de 1990, é a receita infalível: Natal, planos mirabolantes e divertidos e, claro, uma lição de moral pra gente reclamar do famoso cisco no olho.

A ideia do projeto veio do roteirista e produtor John Hughes, enquanto ele dirigia Quem Vê Cara Não Vê Coração, com Macaulay Culkin no elenco. Conhecido pelos sucessos Clube dos Cinco (1985) e Curtindo a Vida Adoidado (1986), Hughes viu potencial em Culkin e para conceber um filme para a família, preferiu não dirigir o longa, já que o roteirista tinha experiência com comédias, mas para um público mais adulto.

Chris Columbus o mesmo diretor dos dois primeiros filmes de Harry Potter (2001 e 2002), além de Uma Babá Quase Perfeita (1993) e O Homem Bicentenário (1999), foi escalado para a direção. Columbus inicialmente foi relutante quanto a escalação de Culkin, mas acabou cedendo, para a nossa alegria.

O longa se tornou a maior bilheteria de 1990 e o oitavo maior da década, entrando para o Livro dos Records. A película, inclusive, bateu os clássicos Ghost - Do Outro Lado da Vida e Exterminador do Futuro, todos do mesmo ano, se mantendo como o filme de Natal mais visto de todos os tempos. Columbus também assumiu a continuação Esqueceram de Mim 2, outro sucesso de bilheteria.

É claro que o filme não teria ido tão bem sem o carisma de Macaulay Culkin que soube conduzir o personagem esperto e hiperativo de forma tão magnífica. Já em ascensão com atuações em O Rochedo de Gibraltar (1988), Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989) e Alucinações do Passado (1990), o ator soube bem como seduzir o público com suas caras e bocas, tornando-se o ator mirim mais bem pago da década com o sucesso estrondoso do longa. Culkin ainda continuou em alta com Meu Primeiro Amor (1991), O Anjo Malvado (1993) e Riquinho (1994), mas sua carreira definhou devido aos excessos com drogas e álcool, resultado de uma vida de trabalho precoce e da exposição da mídia.

O papel de Harry, o ladrão esperto, fora oferecido a Robert De Niro, que recusou a proposta. O hilário Joe Pesci deu vida ao personagem e junto com Daniel Stern, como Marv, falhou miseravelmente no plano de roubar a casa dos McCaullisters. O filme ainda conta com a participação de vários membros da família de Columbus e do irmão mais novo de Culkin, o estreante Kieran. O destaque ficou com a mãe do Kevin, interpretada em toda a sua delicadeza e doçura por Catherine O'Hara, que também soube mostrar que é uma leoa quando o assunto é proteger o seu filho.

O tom de comédia pastelão da película lembra bastante animações como Perna Longa e Patolino, Papa-Léguas e Coiote, Dick Vigarista e Muttley e tantos outros tão marcantes para quem foi criança nas décadas de 70, 80 e 90. As trapalhadas, quedas e sustos muito parecidos com as animações funcionaram bem e alcançaram público de todas as idades.
Esqueceram de mim explora o universo infantil de forma ousada e ver o personagem fazendo o que toda criança da idade dele faz foi a estratégia perfeita para atrair o que ainda temos da infância bem lá no fundinho de nós. Enquanto está sozinho, Kevin come tudo o que era proibido pelos pais, se esconde debaixo das cobertas, rouba, chantageia, se arrepende com a consciência pesada... Coisas que resgatam uma nostalgia que poucas películas conseguiram.

Por fim, Esqueceram de mim não é apenas uma comédia que não cansamos de ver, mas também é uma linda mensagem sobre o valor da família e de como estar perto de quem ama é importante. O filme é perfeito para o Natal e todo o seu clima de renovação e amor.



Comments

Popular Posts